rss
twitter
facebook

Páginas

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Os Clássicos da Sessão da Tarde - Parte III

SR MYAGI, ME ENSINA A VARRER?

Assim como Yoda, Obiuan Kenobi, mestre Dohko de Libra, Benjamin Parker, Gandalf e até o Zordon dos Power Rangers, o Sr Myagi entrou para a galeria dos grandes mestres do cinema. O filme onde surgiu, Karate Kid, tornou-se um grande hit na Sessão da Tarde pelas grandes lições transmitidas ao seu aprendiz e pela relação de amizade entre os dois.
A obra audiovisual fala sobre Daniel Larusso, ou ainda do Daniel San, que ao chegar de mudança a região de Vale São Fernando no sul da Califórnia não consegue se habituar a nova vizinhança até que conhece Ali Mills, uma garota atraente que gosta dele. Só que essa amizade, no maior estilo jargão Global, “causa altas confusões”, porque o inconformado ex-namorado de Ali, Johnny Lawrence, junto de sua gangue, começam a atormentar o rapaz.
Então, num dia, quando Daniel San é cercado pela gangue, ele é salvo pelo irreverente Senhor Myagi, mestre na arte de caratê. Disposto a ajudar o rapaz, o velho mestre resolver ensinar sua arte para o jovem para que ele possa enfrentar Johnny, que também luta caratê. E o filme valoriza bastante este relacionamento entre o mestre e o seu aprendiz.
Karatê Kid ainda gerou outras três continuações ainda na década de 80. Também gerou uma grande rede de franquias de produtos relacionados, como bandanas, bonecos, pôsteres, camisa e até um joguinho de videogame. Além disso, ainda serviu para consagrar a carreira de Pat Morya, o Sr. Myagi, que em seu papel de coadjuvante acabou ficando mais famoso que o próprio personagem protagonista.
Grande parte desse sucesso, segundo as críticas vem da intensa relação entre aprendiz e o seu mestre, pois simples aulas de caratê, tornaram-se grandes lições de vida para o jovem Daniel San. O universo de Karate Kid também inaugurou um novo tipo de gênero cinematográfico, uma mistura de comédia high school e ação. A pancadaria no final do filme é outro espetáculo a parte.
Sem dúvida Karatê Kid foi uma obra que marcou uma geração e não foi à toa que a produção é cardápio certo na Sessão da Tarde e mantém um público fiel após três décadas de seu lançamento. Quem quiser relembrar a irreverência do Sr. Myagi e as constantes surras de Daniel San é só acompanhar a programação global vespertina que a obra é tiro certo.

0 comentários:

Postar um comentário