A cultura que mais cresce no novo século comemora hoje, 25 de maio, o seu dia. O Dia do Orgulho Nerd só reforça uma tendência que veio com a popularização da tecnologia que fez cair décadas de humilhação dos pioneiros do movimento. Alguns deles viraram os homens mais poderosos do mundo, trazendo inúmeros olhos gordos e holofortes. Como nós, nerds e geeks podemos aproveitar esse momento?
A origem do primeiro nerd do mundo ainda é desconhecida. Mas sabe-se que esse pioneiro viveu entre os anos 1930 d.c. e 1940 d.C, época em que ele apareceu portando seus óculos de armação grossa e tornou-se expert em assuntos espinhosos. Nesse período também, rádios e revistas com histórias de naves espaciais e as primeiras máquinas a válvulas trouxeram seus primeiros fãs. Mas a consolidação do termo “nerd” só veio nos anos 50 com a publicação do livro “If I Ran The Zoo” (Se eu cuidasse do Zoológico).
Nele, o autor Theodor Seuss diz que, no seu zoológico imaginário, havia um animal nerd, esquisito e de cabelos desgrenhados e pouca aptidão social. Anos a fio, o termo significou sinônimo de Looser (perdedor). Quem nunca acompanhou filmes onde esses sujeitos não eram agredidos pelos fortões da escola? Hoje a situação é diferente.
A Virada
A grande reviravolta dessa situação aconteceu nos anos 80, quando o Jovem Willliam Gates III, também conhecido como Bill Gates, abriu a Microsoft e criou um sistema operacional que permitiu que até os mais burros da tecnologia pudessem usar um computador. Mas o grande boom mesmo só aconteceu na década de 90 com a popularização da internet.
Isso porque numa era onde a informação tornou sinônimo poder, os mais habituados com a tecnologia passaram a ter um status de maior influência no mundo (finalmente!). Com isso, todo nerd que um dia sonhou com o dia em que seu estilo de vida pudesse se tornar popular e fizesse seu celibato involuntário cair por terra, hoje pode comemorar com serpentinas e vuvuzelas.
Dia da Toalha
![]() |
Toalha: Símbolo do Orgulho Nerd e um tributo a Douglas Adams, autor d'O Guia dos Mochileiros da Galáxia. |
O Dia do Orgulho Nerd é também o Dia da Toalha é comemorado em homenagem da primeira exibição do episódio IV de Star Wars: Uma Nova Esperança, símbolo da cultura nerd. Nessa mesma data, em 2001, foi feita uma homenagem póstuma a Douglas Adams, autor da série O Guia dos Mochileiros da Galáxia, após a sua morte em 11 de maio de 2001.
A série do britânico conta a história de jovens terráqueos em suas aventuras em outros mundo. A grande sacada humorística da trilogia de quatros livros que, por acaso, são cinco, faz um objeto aparentemente incomum pra a sobrevivência em outros planetas é, na verdade o mais útil. Segue um trecho do Guia sobre a toalha:
“A toalha é um dos objetos mais úteis para um mochileiro interestelar. Em parte devido a seu valor prático: você pode usar a toalha como agasalho quando atravessar as frias luas de Beta de Jagla; pode deitar-se sobre ela nas reluzentes praias de areia marmórea de Santragino V, respirando os inebriantes vapores marítimos; você pode dormir debaixo dela sob as estrelas que brilham avermelhadas no mundo desértico de Kakrafoon; pode usá-la como vela para descer numa minijangada as águas lentas e pesadas do rio Moth; pode umedecê-la e utilizá-la para lutar em um combate corpo a corpo; enrolá-la em torno da cabeça para proteger-se de emanações tóxicas ou para evitar o olhar da Terrível Besta Voraz de Traal (animal estonteantemente burro, que acha que, se você não pode vê-lo, ele também não pode ver você - estúpido feito uma anta, mas muito, muito voraz); você pode agitar a toalha em situações de emergência para pedir socorro; e naturalmente pode usá-la para enxugar-se com ela se ainda estiver razoalvemente limpa.”
Com esse guia, muitos nerds pelo mundo todo celebram o Dia da Toalha carregando consigo uma toalha no ombro ou na cintura ou na cabeça, conforme sugere o guia. Essa tradição acontece desde de 2004.
Ser nerd é Cool
![]() |
Nerd's Lovers:A popularização da cultura permitiu ao nerd acabar com o seu celibato involuntário. Uma grande vitória para seus adeptos. |
O espaço alcançado com a cultura nerd hoje é um fato consumado. Entretanto, com a premissa de que o nerd é um apaixonado por vários temas, hoje fica difícil catalogar a categoria. Seja colecionador de quadrinhos, amantes de videogame, fanáticos por ficção científica. Até esportistas (a condição inicial para ser nerd era justamente não praticar nenhum tipo de esporte), hoje em dia pode apreciar isso. Desse jeito, não importa o tipo de nerd que você é, é tempo de comemorar. Saiam às ruas com uma toalha no ombro ou tuitem #orgulhonerd (tuitem #evanesceu também).
0 comentários:
Postar um comentário