rss
twitter
facebook

Páginas

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Livro Ensina um Português Errado e Causa Polêmica.

A moda do “politicamente correto” invadiu também as salas de aula. Um livro didático de Português da coleção “Viver, Aprender”, aprovado pelo Ministério da Educação e que já faz parte do currículo escolar de mais de meio milhão de alunos da rede pública de ensino, estimula o uso do Português “errado”.

Segundo a proposta do livro, não é necessário ao aluno seguir a norma culta da língua portuguesa da concordância. Desse modo, formações como “os menino pega o livro”, somente pela referência do artigo, já seriam suficiente para indicar o plural. O livro ainda defende que caso o aluno não utilize a norma, poderia sofrer preconceito lingüístico, vitimizando o falante.

"Os livro que deu" o que falar!
A proposta didática, segundo uma das autoras do livro em entrevista ao IG no Último Segundo, seria habituar o aluno sobre as diferentes formações lingüísticas possíveis com a nossa língua e ainda ataca a gramática, dizendo que ela não leva em consideração a chamada língua viva (tadinha da gramática, o que será que ela fez de tão mal?). Entretanto, apesar de tanta liberdade no uso da língua, o MEC é irredutível: exigirá sempre a norma culta em concursos públicos.

Entre tantas contradições, a situação uma situação em que milhares de alunos tem agora em seu currículo escolar do uso de uma língua portuguesa que já está presente em seu cotidiano, até em variações mais agressivas a norma (o internetês está aí né?). E tem comprometida a formação educacional do aluno em um componente tão tradicional de ensino que é a nossa língua portuguesa.




1 comentários:

Anônimo disse...

Eita essa disputa entre a Gramática e a Lingüística não acaba! Assim ou alunos irão ficar cada vez mais perdidos....

Postar um comentário