
Entendamos geração como um grupo de pessoas nascidas em período próximos que em níveis sociológicos ampliados mantem comportamentos similares. Fala-se atualmente na Geração Z, conceito esse advindo da idéia de geração X do fotógrafo da revista americana Magnum, Robert Capa nos anos 50.
Para Capa, a geração X é aquela posterior aos “Baby Boomers”, geração pós-Segunda Guerra. Esses filhos tiveram o impacto da chegada da televisão e a popularização dos eletrodomésticos. Essas vertentes tecnológicas trouxeram um perfil social de engajamento em lutas sociais e maior participação política, mas o que realmente definiu o padrão X de viver foi o aumento da escala produtiva do automóvel, elemento que impulsionou a difusão do “American way of Life”, termo bastante explorado pela mídia norte-americana na época da Guerra Fria.
Na década de 60, houve a invenção do anticoncepcional. Ela alavancou diversos movimentos feministas pelo mundo em busca de igualdade de gênero e maior participação política. Esse evento tecnológico impactou a cultura mundial em função da mulher, com a pílula, adquirir maior autonomia em seu controle sobre o próprio corpo, situação que trouxe inúmeras transformações onde, os filhos nascidos nesta época marcaram o nascimento de uma nova geração, já em meados da década de 80: a geração Y.
Ela foi a geração que viu a popularização do computador para fins comerciais e pessoais. Viu o celular dar seus primeiros passos e, dentro deste novo espaço tecnológico, serviu de berço para uma geração voltada para o conceito “tech”, além de se tornarem-se membros da nova aldeia global. No campo profissional, foi responsável pela implementação de novas estruturas organizacionais voltadas pela exaltação do mérito e não pelo tempo de carreira, criando inclusive novas áreas, como o Gerenciamento de Talentos.
Mesmo com a sociedade vivendo sob as maravilhas do computador e da comunicação portátil, uma nova tecnologia, que teve seu ápice nos anos 2000, foi responsável por uma mudança revolucionária no comportamento social, e os filhos de Y, nascidos sobre essa plataforma, marcam atualmente sua participação sob sua influência. A internet revolucionou em função do seu caráter convergente. Todas as mídias tradicionais hoje passam por mudanças em suas estruturas para atuarem também na internet, nativos deste mundo está a geração Z.
Ao contrário das demais gerações, a informação não é um problema para os Z, aliás, o desafio está em como lidar com tamanha informação, acessada desde o computador da sala até mesmo no celular. Se desconectar para eles, significa estar fora e atrasado, assim, a ânsia pela conectividade é a grande característica dela.
Em diferentes épocas, a tecnologia trouxe não apenas desenvolvimento, mas novos padrões de comportamento para a sociedade. Abandonou-se nestes últimos 60 anos aspectos conservadores sociais que impedem e atrasam o progresso em nome de uma sociedade em alta velocidade, conectada a ansiedades e altíssimo consumismo. Em cena, várias gerações tentam lidar com essa nova situação e, nessa sopa de letrinhas, o futuro ainda continua incerto.
Para Saber Mais:
No Wikipedia:
Mundo do Marketing
G1 (Jornal da Globo)
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